Tratando de Empresa Comercial Exportadora e Trading Company, estamos falando de oportunidades de negócios.
Entendendo o cenário atual, com uma forte valorização do dólar frente ao real, identificamos a importância da busca de oportunidades fora do mercado doméstico (interno) por parte das empresas brasileiras. Não somente a questão cambial é uma grande vantagem. A simples possibilidade de diversificar e expandir para novos mercados é super interessante.
Afim de facilitar esse acesso a novos mercados, existem as chamadas Empresas Comerciais Exportadoras (ECE) e as denominadas Trading Company. Essas empresas possuem especialidade em comercialização de produtos com o exterior, buscando atender toda a parte burocrática de relacionamento comercial e a parte documental, viabilizando assim diversos negócios através da terceirização dessas atividades, uma vez que micro e pequenas empresas dificilmente contam com uma estrutura interna voltada para o comércio exterior. Ou seja, surgindo a oportunidade de fato ou intenção de estudo de viabilidade de operações com o exterior (seja comprando ou vendendo), essas empresas associadas a um bom despachante aduaneiro para controle da logística e aduana, podem facilitar muito todo o processo.
Além da especialização em comum, ambas possuem os mesmos benefícios fiscais no que diz respeito à exportação de produtos, onde fornecedor/fabricante teriam isenção/suspensão de impostos que normalmente são devidos nas vendas de mercado interno (IPI, PIS, COFINS, ICMS), a chamada venda com fim específico de exportação.
Mas afinal, qual a diferença entra a ECE e a Trading Company?
Basicamente, está em um Certificado de Registro Especial no qual as Trading Company recebem, que atesta maior porte e capital social. Logo, toda Trading é uma ECE, mas nem toda ECE é uma Trading.
Essa certificação geralmente é bem vista em operações de maior porte ou com multinacionais, entretanto, o que vemos na prática é, um grande número de micro e pequenas empresas buscando essas habilidades e vivência internacional para reduzir riscos e aumentar sua lucratividade no mercado internacional.
Muitos conhecem informalmente como Trading Company as empresas comerciais importadoras, na qual além de assessorar a liberação de importação, possuem alguns benefícios fiscais na importação. Mas isso já é assunto para uma próxima publicação.
Quer conhecer um pouco mais sobre essa opção? Sua empresa deseja comercializar com o exterior ou recebeu algum pedido?
Entre em contato conosco! Podemos te ajudar.
+55 45 3524-2364
grupofms@grupofms.com.br