Esteve bastante em evidência nos noticiários neste mês de agosto, o início do funcionamento do SML (Sistema de Moeda Local) entre Brasil e Paraguai. O que muitas empresas não sabem até então, é que este convênio entre o Brasil e países do Mercosul teve por início em 2008, entre Brasil e Argentina.
INTRODUÇÃO
O SML é um sistema de pagamentos informatizado que permite a remetentes e destinatários fazerem e receberem pagamentos referentes a transações comerciais ou benefícios, em suas respectivas moedas.
Consequentemente, não há a necessidade de se realizar as operações de câmbio moeda local-dólar e dólar-moeda local nos pagamentos e recebimentos. A taxa SML será, teoricamente, mais favorável e reduz a operação a apenas uma única conversão entre moedas. Dessa forma, espera-se a redução do custo das transações, tanto financeiros como administrativos.
Atualmente no Brasil, existem três convênios SML firmados pelo Banco Central do Brasil com outros países, sendo eles: Argentina, Uruguai e Paraguai.
INSTITUIÇÕES AUTORIZADAS A OPERAR NO SML
- Brasil x Argentina: clique aqui
- Brasil x Uruguai: clique aqui
- Brasil x Paraguai: clique aqui
PRINCIPAIS BENEFÍCIOS
- Inexistência de contrato de câmbio;
- Eliminação de risco de variação cambial frente ao dólar americano;
- Tempo de crédito na conta corrente poderá ser reduzido;
- Documentação necessária é a mesma exigida para operações de comércio exterior;
O Banco Central espera que o SML esteja cada vez mais difundido entre os países do MERCOSUL, para que assim permita que mais intervenientes ganhem em competitividade com operações mais baratas e eficientes.
Não se deixem enganar, o mercado possui inúmeras opções e soluções, basta saber a quem contratar.
+55 (45) 3524-2364
grupofms@grupofms.com.br
Referências:
Banco Central do Brasil